Psicologia

A Psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais e o comportamento do indivíduo com o objetivo de oferecer o suporte e acolhimento, para que o sujeito possa lidar de maneira menos sofrida com as diversas situações da sua vida, além de promover autoconhecimento e bem-estar. Desta maneira, a psicoterapia permite que a pessoa possa lidar melhor com suas dificuldades e conflitos quotidianos, com os relacionamentos e os sintomas físicos e psíquicos.



Psicologia Clínica



A psicologia clínica engloba o estudo e tratamento de problemas de saúde mental: depressão, ansiedade, fobias, comportamentos de dependência (álcool, drogas), obsessivos e compulsivos, perturbações do comportamento alimentar, de personalidade, de comportamento infantil e etc.

Psicologia Clínica

Os principais objetivos da psicologia clínica são: evitar o desenvolvimento e/ou agravamento das doenças mentais ou comportamentais; estimular atividades com fins terapêuticos para ajudar pessoas com problemas psicológicos ou com risco de os desenvolver; aumentar a capacidade adaptativa intervindo nos momentos de crise; ajudar na diminuição dos momentos de sofrimento emocional; incentivar a modificação de comportamentos de risco perigosos; apoiar pessoas com doenças físicas para facilitar os processos de tratamento, recuperação e reabilitação; contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas contribuindo para o seu desenvolvimento.



Terapia Regressiva



A terapia regressiva é uma poderosa ferramenta que ajuda o paciente a libertar experiências esquecidas ou reprimidas, que contêm feridas emocionais não cicatrizadas podendo desencadear os sintomas. Na hipnose, o terapeuta contata com o poder da mente inconsciente do paciente. A mente consciente possui uma memória incerta. A mente inconsciente, por outro lado, possui uma memória maravilhosa que regista até os menores eventos sem que tenhamos conhecimento.

No seu centro, a terapia regressiva é uma técnica avançada de cura que aproveita os estados hipnóticos. Ela vai à causa original do problema e as memórias profundamente enterradas na mente são trazidas para fora. Desbloqueando e limpando esses bloqueios emocionais, podemos ter a perceção de como queixas presentes têm sua origem em experiências ignoradas e reprimidas. Isso pode vir de eventos da vida adulta, infância ou pré-nascimento.

Experiências traumáticas da infância que são reprimidas são fonte frequente para tal bloqueio emocional e o processamento dessas memórias é conhecido como Cura da Criança Interior. Trabalhar com a mente subconsciente permite novas maneiras de compreender o problema pela conexão com todas as partes do self para adquirir sabedoria interior, dar o sentido correto aos eventos passados, integrar todas as partes do self e, assim, promover a cura.

Terapia Regressiva

Às vezes, as experiências que emergem podem parecer vidas passadas. Terapeutas regressivos possuem uma mente aberta e trabalham com qualquer experiência que o paciente possa ter. O foco não é oferecer explicações de fenómenos de vidas passadas nem de promover a doutrina da reencarnação. Aquele que acredita em reencarnação iria ver a alma que habita o corpo no nascimento como tendo vivido anteriormente muitas vidas em muitos outros corpos. Como resultado das ações nas vidas passadas, as consequências kármicas manifestam-se como sintomas na vida atual.

O analista Junguiano, por outro lado, verá o fenómeno da vida passada através do conceito do inconsciente coletivo, onde se considera que cada indivíduo possui a capacidade de mergulhar na vasta memória coletiva da humanidade. Qualquer que seja a perspetiva que consideremos é irrelevante. São fundamentais para a cura os insights finais que o cliente experimente a partir da psique interior durante o processo de regressão. Isso faz dessa abordagem uma forma de psicoterapia Transpessoal.

A terapia regressiva é utilizada com o objetivo de encontrar uma causa de problemas emocionais e psicológicos que como pessoas procuram resolver. O paciente colocado em estado de consciência ampliada, regride até uma situação registada na sua memória inconsciente, constitui uma fonte do seu problema atual. O contacto com estes conteúdos inconscientes possibilidades uma libertação de traumas, de fobias e de conflitos emocionais fixados sem corpo e mente, resultando em mal-estar generalizado, em sintomas psicossomáticos ou em doenças graves. A TR pode tratar de vários sintomas mentais, emocionais e/ou físicos, originados muitas vezes em traumas ocorridos em "vidas passadas". Assuntos inacabados que se vêm repetindo a várias vidas podem ser resolvidos em poucas sessões. Esta poderosa terapia ajuda a dissolver dores, tensões e padrões crónicos, penetrando no cerne dos bloqueios emocionais e transformando crenças limitadoras. Entramos pela porta de sua imaginação e encorajamos seu corpo a contar uma história. Esta história é resolvida através do psicodrama, da libertação emocional e do acesso a uma consciência elevada. De seguida é integrada na sua vida atual, a nova conscientização alcançada.



Terapia da Linha do Tempo



A Terapia da Linha do Tempo® é uma abordagem de terapia breve pós-moderna, com base na psicologia cognitiva para transformar, de forma rápida e profunda, o pensamento, o comportamento e as reações emocionais.

É considerada uma das mais poderosas terapias desenvolvidas dentro da moderna tecnologia mental. A grande vantagem da Terapia do Tempo® é a sua incrível rapidez para produzir resultados. Utilizando a capacidade cerebral de lidar com pontos comuns a diversos problemas pessoais, permite a terapia de grande quantidade de problemas em curto espaço de tempo. A questão então é dar um passo além, é eliminar as emoções da história. É isso que faz a Terapia da Linha do Tempo® (TLT).

Terapia da Linha do Tempo

Aliando a profundidade das mudanças que ela facilita e sua simplicidade teórica, a Terapia da Linha do Tempo® pode ser considerada uma das terapias mais eficazes e de maior capacidade para transformação humana desenvolvidas dentro da moderna tecnologia mental. Algumas das suas características inovadoras e distintivas são as seguintes:

» Através de um método direto, baseado na confiança absoluta na mente inconsciente, as técnicas da TLT permitem aceder à causa-raiz dos problemas, ao invés de lidar com sintomas. Isto tende a garantir a permanência da mudança.

» A limpeza da causa-raiz permite que todas as experiências com a mesma emoção sejam imediatamente transformadas. Não se limpa um determinado número de memórias, mas todas - conscientes e inconscientes - que fazem parte do mesmo encadeamento emocional, desde quando este encadeamento começou.

» A Linha do Tempo utilizada é a própria linha do cliente, com sua posição e direções particulares. Usar essa linha e não uma linha genérica, comum a todas as pessoas, garante o uso do próprio código individual de armazenagem das memórias.

» O processo da TLT elimina as emoções negativas ao invés de apenas encobri-las ou torná-las menos acessíveis. Neutralizar a causa-raiz é como eliminar a origem de uma vala de chuva - permite que você cubra o antigo leito sem o risco da água voltar a passar.

» A TLT permite a mudança da linha do tempo de uma pessoa, quando isso for ecológico e adequado aos propósitos do cliente, e permite, ainda, a possibilidade de ter linhas diferentes, para contextos diferentes.


Com essas caraterísticas as técnicas de limpeza emocional da TLT permitem a maior rapidez e os efeitos mais generativos nas mudanças de emoções e de crenças limitadoras. Como alguém muito erudito disse: "A Terapia da Linha do Tempo® é um salto quântico nos processos de terapia".



Panorama Social Mental



O Panorama Social Mental é uma espécie de geografia da mente povoada de construções mentais que formam a maneira como filtramos a realidade social. É uma combinação de Coaching e terapia com base em neuro-semântica e de acordo com os mais modernos conhecimentos da psicologia cognitiva. O Eu forma o centro dessa realidade mental e todas as nossas relações com o mundo estão diretamente dependentes da nossa localização (mental) em relação aos outros.Trata-se de moderna neuro-semântica, ao mais alto nível.

Este modelo oferece explicações claras, fundamentação científica consistente e um conjunto sólido de métodos de intervenção para compreendermos e influenciarmos o universo dos fenômenos observados nas Constelações Familiares, insuficientemente explicados através das teorias dos Campos Morfogenéticos, da Cardiologia da Energia e da Cardioenergética e, frequentemente, interpretados como manifestações mágicas ou místicas.

Panorama Social Mental

De uma forma bem simples, podemos dizer que não nos relacionamos diretamente com as pessoas de nosso mundo, mas sim com as representações mentais que construímos delas! As pessoas são muito mais do que aquilo que sabemos sobre elas. Essa é a razão de frequentemente nos surpreendermos e nos frustrarmos com as pessoas, tanto para bem como para mal: nós supomos que elas agirão de acordo com o que concebemos a respeito delas, mas elas agem de acordo com suas motivações e impulsos, invisíveis aos nossos sentidos.

Em nossa mente construímos "arquivos de memórias" sobre as pessoas e, inconscientemente, manipulamos tais "registros" para atribuir valor, classificar em categorias e nos relacionar com as pessoas. O mais interessante de tudo isso é que tais representações mentais (as memórias sobre as pessoas e os atributos que associamos a elas) com as quais nos relacionamos são projeções de nossa própria mente e de nossas motivações inconscientes! São partes de nós mesmos.



Psicologia Integrativa



A Psicoterapia Integrativa adota uma atitude em relação à prática da psicoterapia que afirma o valor inerente de cada indivíduo. É uma psicoterapia unificadora que responde apropriadamente e efetivamente à pessoa nos níveis de funcionamento afetivo, comportamental, cognitivo e fisiológico e contempla também a dimensão espiritual da vida.

É um processo de integrar a personalidade: pegando aspetos fragmentados, não conscientes, ou não resolvidos do self, e possibilitando com que façam parte de uma personalidade coesa, reduzindo o uso de mecanismos de defesa que inibem a espontaneidade e limitam a flexibilidade na resolução de problemas, manutenção da saúde, relacionamento com as pessoas e reconectando-se com o mundo com contato pleno.

Psicologia Integrativa

Através da integração, a pessoa é capaz de encarar cada momento de maneira aberta e nova, sem a proteção de opinião, posição, atitude ou expectativa pré-formadas.

Esses conceitos são utilizados numa perspetiva de desenvolvimento humano, na qual cada fase de vida apresenta tarefas específicas de desenvolvimento, sensibilidades únicas em relação a outras pessoas e oportunidades para novos aprendizados.

A Psicoterapia Integrativa leva em consideração várias perspetivas do funcionamento humano. As abordagens Psicodinâmica, Centrada no Cliente, Comportamental, Terapia Familiar, Terapia da Gestalt, Psicoterapia Corporal de influência Reichiana, Teoria das Relações de Objeto, Psicologia Psicanalítica do self e a Análise Transacional, são todas consideradas numa perspetiva de sistemas dinâmicos.

Cada uma fornece uma explicação válida da função psicológica e do comportamento e é ampliada quando integrada seletivamente com as outras. As intervenções psicoterapêuticas usadas na Psicoterapia Integrativa são baseadas em pesquisa e teoria de desenvolvimento que descrevem as defesas que protegem o self, usadas quando há interrupção no desenvolvimento normal.

O objetivo de uma Psicoterapia Integrativa é facilitar a totalidade, de maneira que a qualidade do ser e do atuar da pessoa no espaço intrapsíquico, interpessoal e sociopolítico seja maximizada, levando em consideração os limites pessoais de cada individuo e as forças externas do ambiente em que vive.

Assim, existe um foco na integração pessoal dos terapeutas. Contudo, embora o foco no crescimento pessoal do terapeuta seja essencial, também é preciso existir um compromisso com a busca de conhecimento na área da psicologia e áreas relacionadas. Há uma obrigação ética particular para os psicoterapeutas integrativos de dialogar com colegas de diversas orientações e manterem-se informados dos desenvolvimentos na área.



Áreas de Intervenção



Depressão



Sintomas:

» Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.

» Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas

» Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis.

» Desinteresse, falta de motivação e apatia.

» Falta de vontade e indecisão.

» Sentimento de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio.

» Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

» A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.

» Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo.

» Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.

» Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido.

» Perda ou aumento do apetite e do peso.

Depressão

» Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo).

» Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Informação: Distúrbio afetivo que se manifesta através de sentimentos de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, entre outros resultantes de experiências traumáticas do passado mal resolvidas no nosso íntimo. Isto exerce um peso que consomo as nossas energias e nos deixa incapacitados de lidar devidamente com a situação.



Ansiedade



Sintomas:

» Preocupações, tensões ou medos exagerados (não consegue relaxar).

» Sensação contínua de que um desastre ou de que algo muito mau irá acontecer.

» Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho.

» Medo extremo de algum objeto ou situação em particular.

» Medo exagerado de ser humilhado publicamente.

» Falta de controlo sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade.

» Pavor depois de uma situação muito difícil.

Ansiedade

Informação: Aflição angústia e perturbação do espirito causada pela incerteza. Este fenómeno torna-se patológico e prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.



Ataques de Pânico



Sintomas:

» Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado.

» Suor.

» Tremores ou abalos.

» Sensações de falta de ar ou sufocamento.

» Sensações de asfixia.

» Dor ou desconforto torácico.

» Náusea ou desconforto abdominal.

Ataques de Pânico

» Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.

» Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (estar distanciado de si mesmo).

» Medo de perder o controlo ou enlouquecer.

» Medo de morrer.

» Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).

» Calafrios ou ondas de calor.

Informação: Período de imenso medo ou desconforto no qual quatro (ou mais) dos seguintes sintomas desenvolveram-se abruptamente e alcançaram um pico em 10 minutos.



Transtorno Obsessivo Compulsivo



Sintomas:

» Obsessão por limpeza, que são, geralmente, resultado de um medo irracional de contaminação ou sujeira.

» Fixação por uma organização rígida, que segue obrigatoriamente uma determinada ordem e simetria.

» Pensamentos agressivos, de autoagressão ou outros pensamentos de carga negativa.

» Pensamentos indesejados, incluindo de temas sexuais ou religiosos.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Informação: Transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos que se traduzem em comportamentos estranhos para a sociedade. Ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.



Timidez



Desconforto e inibição em situações de interação pessoal. Isto interfere na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem sofre de timidez.

Sintomas:

» Corar.

» Mãos trémulas.

» Boca seca.

» Dificuldade em falar.

» Gaguez.

» Evitamento social.

Timidez



Emagrecimento



Combinação saudável dos alimentos dissociados, com a ré programação da mente.

Emagrecimento



Autoestima



Avaliação intrínseca que se faz acerca de nós mesmos.

Autoestima



Fobia Social



Transtorno ansioso que se manifesta por alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição avaliação social. As pessoas afetadas por essa patologia compreendem que seus medos são excessivos e irracionais, no entanto experimentam uma enorme ansiedade e apreensão ao confrontarem situações socialmente temidas e não raramente fazem de tudo para evitá-las.

Fobia Social




Marcação de Consulta!
Confirmação em 30 minutos.
Pergunte ao Seu Médico!
Receba a sua resposta completamente GRÁTIS.
Equipa NaturCare
O que posso eu fazer para me manter saudável?
Uma alimentação adequada é um dos passos mais importantes para garantir um corpo e mente saudável. Mas comer direito não é comer demais – pelo contrário, é comer pouco e com qualidade. Um plano alimentar saudável depende...
ENVIAR A SUA PERGUNTA »»
Informação Útil
A resposta a todas as suas dúvidas.
Porquê escolher a NatureCare?
A NaturCare disponibiliza uma equipa de especialistas profunda conhecedora das terapêuticas não convencionais, com quadros altamente qualificados e de competência comprovada em diversas áreas.
Apresente-nos as sua dúvidas!
Convidamo-lo apresentar as suas dúvidas através do nosso formulário de contato. As suas solicitações são muito importantes para nós. Prometemos ser breves na resposta!
ENVIE-NOS A SUA MENSAGEM »»
Contatos